Babu Baía diverte manhãs da Kiss FM com quiz para revelar ‘As 10 da Kiss’
Foto: Marcos Chapeleta
O programa As 10 da Kiss, também conhecido como As 10 da Nissan, tem movimentado as manhãs da Kiss FM. Transmitida diariamente das 10h às 11h, a seleção escolhida pelos ouvintes tem chamado a atenção por conta de um quiz elaborado pelo locutor Babu Baía.
Na rádio há cerca de 6 meses, Babu usou a sua “mente inquieta” para criar algo diferente no horário já conhecido pelo público. “É um programa espetacular que toca as 10 músicas mais pedidas pelo ouvintes, ou seja, o ouro, as pepitas. Aí, eu percebi que assim, apesar que naquele momento já ter começado contar histórias de bandas que estavam independente do lugar, eu falava sobre a banda, falava sobre os integrantes, o seu lugar de origem e tal. Então eu pensei: ‘Porque a gente não tenta fazer um bolão?’. Eu chamava de bolão no começo, o bolão das ’10 da Nissan’. Aí foi imediato, a resposta foi imediata, no meu alimento diário que é o WhatsApp”.
De acordo com o Babu, a quantidade de mensagens no início era de 100 ouvintes, agora são mais de 600 tentanto desvendar o primeiro lugar. No fim de semana, o número chega a 1000 participações. A interação costuma ser de uma forma leve e divertida, com mensagens lidas no ar. Às vezes as “pepitas” são reveladas sem querer por Babu, é quando a galera o chama de “delivery”, ou quando os ouvintes não conseguem acertar o artista/banda, Babu solta um “errô”, palavra adaptada que virou uma de suas marcas.
“Tem gente que está escutando alguma rádio e toca uma música que não gosta, ele muda. As ’10 da Nissan’ é diferente, o cara espera porque ele quer saber quem está em primeiro lugar, quem chegou em segundo, em terceiro. Ele quer escutar as dicas, que daí vem o trunfo de tudo isso, sabe? Com a ajuda dos ouvintes, comecei a dar dicas e quase sempre eu escorrego (risos). Você vai dando as dicas e chega um momento que, assim… os ouvites da rádio sabem tanto de rock que se eu desse dicas triviais, seria uma coisa mais modorrenta do que já era. Então eu faço brincadeiras, falo de coisas que não são necessariamente ligadas à música, da vida do cara”.
O locutor então recordou de um exemplo de dicas que costuma dar durante o programa: “Um dia, por exemplo, estava o Metallica em primeiro lugar. Então eu falei: ‘Essa banda que está em primeiro lugar, um dos integrantes adora carros. Ele tem uma coleção incrível. Abri aqui no computador, estou vendo a coleção de carros dele, tem na cor preta, vermelha, carros na cor metalica’. Aí o WhatsApp desabou! Quase todos os dias eu tenho 600 mensagens em uma hora. E isso não é algo que passa batido, isso é uma resposta mesmo do público”.
“Aqui você vê, são 600 mensagens e eu não consigo falar nem com 10% disso, e isso esmaga o coração porque eu queria ler todas. Eu até brinco dizendo que deveria ser as ‘100 da Nissan’. Se fosse para ler todas aí seria mesmo”, brincou o locutor.
Para continuar a interação com os ouvintes, Babu costuma postar uma imagem do artista vencedor do dia em suas redes sociais: “Acaba o programa, eu já coloco a foto do primeiro lugar das ’10 da Nissan’ no meu Instagram pessoal. Então a discussão continua lá. Isso também alimenta muito essa interação”. Essa aproximação com o publico ajudou a crescer o número de ouvintes neste horário da Kiss FM, com o programa chegando ao topo da emissora rockeira.
Babu também fez questão de comentar sobre a aceitação da galera que ele divide os horários na rádio após As 10 da Kiss. “Porque imagina, você chega no lugar e quer falar de rock e tem o Gastão [Moreira], quer falar de rock nacional tem o Clemente [Nascimento] e quer fazer uma piada tem o Bruno Sutter. Eu pensei, o que eu vou falar? Acho que vou ficar quieto. Pelo contrário, os caras me chamam para participar, sabe? Principalmente o Bruno no começo, porque o Gastão e o Clemente não vinham pessoalmente”.
Ele continuou: “É o grande lance da vida, você tem que saber chegar. Agora o Clemente vem também todas às quartas, a gente dá risada no programa inteiro, o Gastão é aquela ilha de conhecimento, incrível. E eu como sempre, como uma esponja, eles vão falando e eu absorvendo. Outro dia um ouvinte falou: ‘Babu, você é um sortudo, hein?’. O Bruno estava no ar e até falou, ‘pode até ser, mas o Babu também conhece’. E não deixa de ser mentira, eu estou há 25 anos fazendo rádio. Não existia streaming no mundo e a gente já fazia na rádio Uol em 2000”.
Ver essa foto no Instagram