Annie Lennox, Alex Kapranos e Garbage reagem à invasão russa na Ucrânia
Foto: Reprodução/YouTube
A Rússia iniciou, na madrugada desta quinta-feira (24), uma operação militar para invadir a Ucrânia. Após a chegada russa, agências internacionais relataram que houve registro de explosões e ataques a unidades de fronteiras ucranianas.
Diante do cenário de guerra, o mundo da música começou a reagir nas redes sociais. Nomes como Annie Lennox (Eurythmics), Alex Kapranos (Franz Ferdinand), Garbage e Sergio Britto (Titãs) lamentaram a atitude do Presidente da Rússia, Vladimir Putin.
“Que tipo de ‘preço’ as pessoas comuns devem pagar pela loucura e brutalidade do pesadelo da ‘invasão’ e da ‘guerra’? Ou isso é apenas uma farsa elaborada? Uma tática de susto? Uma ameaça?”, escreveu Annie Lennox no Instagram.
A vocalista do Eurythmics continuou: “Peço desculpas por esta reflexão sombria, mas tive o privilégio de viver em um contexto ‘pacífico’ desde que nasci – uma década após o fim da Segunda Guerra Mundial – 67 anos no total. Não tomo isso como garantido de forma alguma e, portanto, acho a noção de ‘guerra’ uma barbárie repugnante inaceitável”.
Alex Kapranos, vocalista do Franz Ferdinand, lamentou a situação no território ucraniano. “O meu coração está com o povo da Ucrânia e condeno inequivocamente a invasão russa. Tive a sorte de passar um tempo nas belas cidades de Kiev e Odessa, quando toquei lá com a banda. As pessoas que conheci eram calorosas e minhas boas lembranças agora estão manchadas por uma tristeza indescritível ao ver o que está acontecendo.
“Triste acordar com mais uma notícia dessas…”, postou Sergio Britto, dos Titãs, com uma imagem de um tanque de guerra.
O Garbage usou as redes sociais para deixar uma mensagem de solidariedade aos civis que estão no meio do conflito: “Ucrânia, pensando em você e torcendo para que tudo se acalme pacificamente e que o filho de ninguém (de ambos os lados) perca a vida”.
Yannis Philippakis, vocalista do Foals, desejou “coragem a todos os nossos amigos na Ucrânia”. Enquanto isso, Cardi B escreveu: “Desejo que esses líderes mundiais parem de brincar com o poder e realmente pensem sobre quem realmente está sendo afetado (os cidadãos), além do mundo todo, que está em crise. Guerra, sanções, invasões devem ser a última coisa com que esses líderes devem se preocupar”.
Ver essa foto no Instagram
I was fortunate enough to spend time in the beautiful cities of Kyev and Odessa when I played there with our band. The people I met were warm and my fond memories are now tinged with indescribable sadness as I see what is happening.
— Alex Kapranos (@alkapranos) February 24, 2022
Ukraine 💔
Thinking of you and hoping that everything settles down peacefully and that nobody’s child (on either side) loses their life.— Garbage (@garbage) February 24, 2022
Love & courage to all our friends in Ukraine. 🖤
— Yannis Philippakis (@YnnsPhilippakis) February 24, 2022
Wish these world leaders stop tripping about power and really think about whose really getting affected (citizens) besides the whole world is in a crisis.War,sanctions,invasions should be the last thing these leaders should worry about. https://t.co/25qemEtzF9
— Cardi B (@iamcardib) February 22, 2022