Álbum póstumo de U-Roy é lançado com participações de Ziggy Marley e Mick Jones (The Clash)
Foto: Divulgação/Andrzej Liguz
O último registro de estúdio de U-Roy, intitulado Solid Gold, acaba de ser lançado pelo selo Trojan Jamaica. O álbum póstumo conta com diversas participações, incluindo Ziggy Marley, Mick Jones (The Clash) e Shaggy.
O disco do lendário cantor jamaicano estava previsto para chegar ao público em 2020 junto com uma turnê mundial, porém, a pandemia acabou atrasando os planos, infelizmente. U-Roy faleceu em 17 de fevereiro, em Kingston, aos 78 anos.
Este lançamento se materializa como uma grande celebração coletiva em torno do nome de U-Roy, o criador do “toasting”. A técnica musical de canto-falar sobre o ritmo da música foi desenvolvida nos anos 60 e disseminada mundialmente. O artista foi o precursor deste estilo que influenciou tanto a cena sound system quanto o hip hop.
“Fizemos o álbum ‘Solid Gold’ porque queríamos que todos soubessem que U-Roy ajudou a inventar o rap”, afirma Sharna “Sshh” Liguz, fundadora do selo Trojan Jamaica ao lado de Zak Starkey, baterista do The Who e filho de Ringo Starr. “Uma de nossas memórias favoritas é dele nos explicando por que Bob Marley e outros faziam dubplates especialmente para ele”, relembra Starkey.
Ao lado de U-Roy, 12 participações especiais figuram no álbum: Ziggy Marley, Santigold, Shaggy, Mick Jones (The Clash), Tarrus Riley, David Hinds (Steel Pulse), Jesse Royal, Rygin King, Sly & Robbie, Richie Spice, Big Youth e Scientist. Confira a seguir.