Alan Lancaster, baixista do Status Quo, morre aos 72 anos
Foto: Reprodução/Getty Images
Alan Lancaster, baixista e membro fundador do Status Quo, morreu em sua casa em Sydney, na Austrália, aos 72 anos. O músico sofria de esclerose múltipla há algum tempo.
A notícia foi confirmada pela banda nas redes sociais. “Apesar da sua doença, ele foi capaz de fazer uma série fantástica de shows com o Frantic Four em 2013/2014”, escreveu em comunicado ao recordar da reunião do Status Quo.
O vocalista Francis Rossi continuou: “Fomos amigos e colegas durante muitos anos e alcançamos um sucesso fantástico juntos como o Frantic Four ao lado de Rick Parfitt e John Coghlan. O Alan foi parte integrante do som e do enorme sucesso do Status Quo nas décadas de 60 e 70”.
O empresário do Status Quo, Simon Porter, deu suas “sinceras condolências” à esposa de Lancaster, Dayle, e à família. Ele acrescentou: “Foi um prazer absoluto poder reunir a formação original para duas turnês esgotadas em 2013-14 e dar aos fãs do Status Quo Frantic Four um legado final e uma memória duradoura”.
Rossi e Lancaster se conheceram na escola e formaram uma banda, The Scorpions. Depois de adicionar o baterista John Coghlan, eles se tornaram The Spectres, e a formação do “Frantic Four” ficou completa com o guitarrista Rick Parfitt, embora levasse mais algumas mudanças de nome até a banda se tornar o Status Quo.