Europe – War of Kings (UDR Music)

Nota 8

europe-war-of-kings“War of Kings” é o décimo álbum de estúdio do Europe e o quinto após o retorno da banda em 2004. Seguindo a mesma linha dos últimos lançamentos, o disco conta com um trabalho mais pesado do que a banda fazia na década de 1980, com um som mais maduro e voltado para os fãs de classic rock.

Podemos dividir a carreira do Europe em duas partes. A primeira foi a fase do hard rock “farofa” que durou de 1983 até 1991, com hinos como “Carrie”, “The Final Countdown” e “Rock The Night”. A segunda fase começou 11 anos atrás quando a banda se reuniu e segue até os dias de hoje, com uma proposta bem diferente daquela época na qual os sintetizadores e melodias de amor eram os maiores responsáveis pelo sucesso dos suecos. Dando continuidade a essa segunda fase, “War of Kings” possui riffs pesados, teclados discretos e uma performance mais encorpada do vocalista Joey Tempest. Produzido por Dave Cobb, responsável pelos trabalhos do Rival Sons, o disco conta com 11 músicas que soam como uma mistura de Deep Purple, Led Zeppelin e Uriah Heep.

Escolhida como primeiro single, a faixa-título e introdutória do álbum faz questão de deixar claro que a banda não se prende ao passado glorioso. Com uma atmosfera voltada para o lado setentista, a música conta com um refrão pegajoso, um instrumental de peso e vocais marcantes. “Days Of Rock N’ Roll” e “Hole In My Pocket” seguem a mesma linha, um rock mais cru e puro, enquanto “California 405” e “The Second Day” mostram um toque de modernidade. Como não poderia faltar em um disco do Europe, o álbum também conta com uma balada, mas bem diferente daquelas como “Open Your Heart” e “Carrie”. “Angels (With Broken Hearts)” é mais puxada para o blues, com feeling de sobra e um ar contemporâneo, lembrando as composições de Gary Moore. A versão especial de “War of Kings” ainda conta com uma bela faixa bônus chamada “Vasastan”.

Como fã declarado da fase oitentista do Europe, confesso que esse tipo de som da fase atual não me agrada muito. É um álbum legal de escutar, assim como Last Look At Eden (2009) e Bag of Bones (2012), mas que talvez deveria ter sido lançado com outro nome e não como Europe. Se você é fã de classic rock, “War of Kings” é um prato cheio e com toda certeza não irá te decepcionar. Um disco sólido, direto e que representa muito bem a proposta que vem impondo de soar como uma banda mais clássica.