Eddie Vedder recorda como Pearl Jam lidou com sucesso repentino nos anos 1990
Foto: Reprodução
Eddie Vedder refletiu sobre o sucesso repentino do álbum de estreia do Pearl Jam, Ten, que completa 30 anos em agosto. O trabalho chegou em 1991 com a explosão das bandas de Seattle, como Nirvana, Mudhoney e Soundgarden.
“Eu senti que com mais popularidade, nós seríamos esmagados, nossas cabeças estourariam como uvas”, comentou o vocalista à Classic Rock Magazine.
“Jeremy” foi um dos clipes mais populares da MTV em 1992 e, como resultado, a gravadora da banda queria mais vídeos. Vedder e companhia então recusaram e começaram a recorrer a outras formas de imprensa para salvarem o que haviam conquistado.
“Eu sabia que não era gracioso a maneira como estávamos lidando com isso”, continuou Vedder. “Ao mesmo tempo, é como ser gracioso em uma luta no beco. Você está apenas tentando sair de lá vivo. Nós nos agarramos à música”.
O guitarrista Mike McCready acrescentou: “Tomamos muitas decisões que iam no sentido contrário àquilo que a gravadora queria que nós fizéssemos. Portanto, tivemos sorte, mas foi uma decisão nossa: resguardamo-nos”.