Ian Anderson, do Jethro Tull, revela sofrer de ‘doença pulmonar incurável’
Foto: Reprodução
Ian Anderson, líder do Jethro Tull, afirmou que está sofrendo de “uma doença pulmonar incurável”, chamada DPOC (doença pulmonar obstrutiva crônica). A revelação ocorreu no programa The Big Interview, da AXS TV.
“Vou contar uma coisa que nunca contei a ninguém em público antes: estou sofrendo de uma doença pulmonar incurável que foi diagnosticada há alguns anos”, disse o músico de 72 anos.
“Eu luto. Tenho o que chamam de exacerbações – períodos em que uma infecção se transforma em uma bronquite grave e tenho talvez em duas ou três semanas, o que é um trabalho difícil para sair por aí e tocar”, afirmou.
Anderson continuou dizendo que a DPOC faz com que os pulmões do paciente percam parte da capacidade de oferecer oxigênio suficiente ao corpo. “Passei 50 anos da minha vida no palco, entre aquelas coisas miseráveis que chamo de máquinas de fumaça”, explicou. “Hoje, são chamadas de hazers, como se fossem de alguma forma inocentes e não causem danos aos pulmões. Realmente acredito que essa é uma parte muito significativa do problema que tenho”.
O líder do Jethro Tull disse que não sofre de exacerbações há 18 meses e está sendo medicado. “Se eu estiver em um ambiente razoavelmente livre de poluição, em termos de qualidade de ar, eu fico bem. Mas meus dias estão contados”.
Ian tranquilizou os fãs ao dizer que “ainda não está no ponto em que isso afeta o meu dia a dia”. “Ainda posso correr para o ônibus”, finalizou.