Trent Reznor, do Nine Inch Nails, critica o YouTube
Trent Reznor, líder do Nine Inch Nails e diretor-chefe criativo da Apple Music, criticou o YouTube e outros servições gratuitos de streaming. Em uma entrevista à revista Billboard, o vocalista declarou que a plataforma de vídeos é formada por conteúdo roubado: “Acho os negócios do Youtube pouco honestos. Ele é construído com base em conteúdo gratuito e roubado e foi dessa maneira que eles ficaram tão grandes”.
Reznor também disse que serviços de streaming com opção gratuita, como o Spotify, não considera justo. “Estamos tentando construir [com a Apple Music] uma plataforma que fornece uma alternativa – onde você pode receber o pagamento e um artista pode controlar onde está o seu conteúdo”, disse.
Em comunicado enviado à NME, um representante do YouTube negou as acusações de Reznor: “A maioria esmagadora de selos e gravadoras têm acordos de licenciamento em vigor com o YouTube que permitem que os vídeos enviados por fãs continuem na plataforma e gerar receita a partir deles.
Atualmente, o repasse feito por causa do conteúdo de vídeos feitos por fãs gira em torno de 50 por cento da receita da indústria da música no YouTube. É Falsa qualquer afirmação de que este conteúdo é, em grande parte, sem licença. Até hoje, pagamos mais de 3 bilhões de dólares para a indústria da música – e esse número está crescendo ano a ano”.